Pesquisar este blog

'Em briga de marido e mulher, a Civil mete a colher', diz Martha Rocha

Rio -  Nove homens acusados de assassinato ou tentativa de homicídio contra mulheres foram presos nesta sexta-feira pela Polícia Civil.

As capturas, segundo a chefe da instituição, delegada Martha Rocha, marcam o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, que será comemorado amanhã. Todos tinham mandados de prisão pendentes.

“Fica o alerta para todos: em briga de marido e mulher, a Polícia Civil mete a colher”, afirmou Martha Rocha. Ela ressaltou que quatro novas Delegacias Especiais no Atendimento à Mulher (Deam) devem ser inauguradas até março em Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campos e Cabo Frio.
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Nove acusados de crimes contra as parceiras foram capturados em vários pontos do estado do Rio: mais de 20 suspeitos estão na mira da polícia | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
A partir de investigações de delegacias distritais, policiais das 11 Deams desencadearam a operação de ontem em todo o estado. Os suspeitos estão envolvidos em casos registrados desde 2004.

“Essa foi a maneira da Polícia Civil comemorar a data”, ressaltou Martha Rocha, referindo-se às prisões.

Ainda de acordo com a chefe de Polícia, todos os mandados de prisão pendentes relacionados a homicídio ou tentativa de homicídio contra mulheres serão cumpridos até o fim do ano. Mais de 20 suspeitos são procurados.

Explicação

Perguntada sobre o motivo de as prisões só terem ocorrido na véspera do Dia da Eliminação da Violência contra a Mulher, a delegada afirmou que a corporação sempre tenta cumprir os mandados de prisão pendentes.

“Nesse momento foi possível prendê-los, mas isso não quer dizer que a polícia não tenha tentado capturá-los antes”.

Ela também fez um apelo às mulheres, pedindo para elas procurarem a polícia logo no primeiro caso de agressão. “A violência doméstica não está maior. O que aumentou foi o número de notificações”, concluiu a policial.

Quatro vítimas reconhecem jovem como autor dos crimes

O delegado Carlos Nogueira Pinto, da 33ª DP (Realengo), espera conseguir mandado de prisão preventiva ainda no fim de semana, durante o plantão judiciário, contra Marco Vinício da Silva Marques, 21, reconhecido por quatro vítimas como o estuprador do Colégio Municipal Gabriel Soares, em Realengo.

Apontado por agentes como o "Maníaco da Escola", o mototaxista é suspeito de estuprar outras quatro meninas que não o reconheceram ainda — todas menores de idade —, totalizando 8 vítimas.

Marco é ex-aluno da escola, morador do bairro e foi preso na quinta-feira ao comparecer à delegacia para prestar depoimento. Ele nega os crimes.

Segundo a polícia, Marco abordava meninas em uma moto e, com uma arma, obrigava as garotas a subirem no veículo. Levava as vítimas para a escola, onde praticava o crime. Ele também deverá responder por roubo, porque objetos foram levados das menores.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a 8ª Coordenadoria Regional de Educação está acompanhando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário